Cerimonialista

Crédito: Inova Photo e Vídeo | Jean Guilherme - Glenda cuida de todos os detalhes dos eventos do início ao fim

Os bastidores

dos sonhos

Conheça a importância do profissional que trabalha para tornar cada evento único e perfeito

A cerimonialista é a profissional responsável por organizar o casamento ou a festa de 15 anos e deixar tudo pronto para que os protagonistas possam curtir cada momento do grande dia sem preocupações nem estresse.

Esta foi a profissão escolhida pela Glenda Soliman e para a qual se dedica com responsabilidade e carinho há oito anos. É ela quem conduz os fornecedores no evento para que o casal ou a aniversariante tenham um dia inesquecível do início ao fim. A cerimonialista trabalha nos bastidores para a realização de sonhos dos protagonistas.

O trabalho exige competência, sabedoria e tranquilidade. Competência para minimizar erros, resolver problemas e, à medida do possível, satisfazer o desejo dos clientes. Sabedoria para lidar com o jeito dos noivos ou da debutante e para tratar bem os prestadores de serviços. Tranquilidade para solucionar os imprevistos da melhor forma. “Neste trabalho, não podemos agir por impulso”, afirma. “É preciso pensar em cada ação porque as atitudes refletirão de diferentes maneiras no evento. Queremos que tudo seja o mais perfeito para os clientes”, completa.

A rotina da profissional com os noivos ou a aniversariante costuma ser bastante próxima.

Glenda explica que, mesmo que seja contratada com um ano e meio de antecedência, está presente todo o tempo para o casal ou a debutante.

A cerimonialista preocupa-se com todos os detalhes para a realização do evento, desde a logística necessária para o grande dia até dicas, tendências e indicações de fornecedores. “Gosto de enviar sugestões de vestidos, bolos, decoração para que eles pensem e imaginem o que desejam para o grande dia”, explica.

Ela sugere alguns prestadores de serviço de confiança, mas deixa os clientes bem à vontade para conversar com qualquer profissional que considerarem conveniente. “Meu trabalho é orientar e não posso passar por cima do que cada um deseja para si”, justifica.

Na opinião de Glenda, o papel do cerimonialista é entender o que o cliente busca para tornar o sonho dele real.

Algumas atividades da Glenda:

  • Organiza a lista de convidados junto com os noivos para, a partir daí, determinar o orçamento para a festa e para a contratação de serviços como local, alimentação, decoração, dentre outros itens
  • Sugere e orienta a contratação de fornecedores
  • Promove reuniões periódicas com os noivos ou com a debutante para alinhar o estilo da festa
  • Promove reunião com os principais fornecedores um mês antes para repassar todas as informações sobre procedimentos no dia do evento
  • Planeja o cronograma de tudo o que ocorre no dia do evento para todos os fornecedores ficarem informados sobre os protocolos
  • Ajuda a checar se todos os contratos, no dia do evento, estão de acordo com o que foi prometido
  • Glenda gosta de ter tudo pronto três horas antes do evento para evitar imprevistos
  • É a primeira a chegar ao local do evento e a última a sair

Cuidados com os convidados:

  • Glenda costuma ser bem-humorada e atenciosa com os convidados, principalmente com os padrinhos e madrinhas, que ficam nervosos com os protocolos. Ela costuma passar instruções antes da entrada na cerimônia, de forma descontraída e divertida para deixar todos tranquilos e confiantes.
  • Busca saber com os clientes se há alguém que necessita de atendimento especial na alimentação, como por exemplo, em relação ao glúten, à lactose ou outra limitação, para orientar o buffet a preparar alimento especial para aquele convidado.

No dia seguinte ao evento:

  • Após o encerramento, faz a contagem de bebidas, das sobras de alimentos, quebra de objetos como copos ou decoração e organiza o relatório para os clientes.  

Alguns dias depois do evento:

  • Liga para o cliente para saber se algo combinado não foi executado para que, desta maneira, possa melhorar cada vez mais o trabalho.

2 Comentários

  1. Glenda Soliman

    Cada vez que leio a revista me emociono porque cada passo na minha carreira foi conquistado com muito amor, trabalho e determinação. Muito obrigada Cláudia e Ricardo por me ajudar a contar um pouco da minha trajetória profissional.
    Gratidão

    Responder
    • Cláudia Lima

      Oi, Glenda. Ficamos muito felizes de contribuir para você contar esta linda trajetória profissional. Desejamos ainda mais sucesso para você e que continue atendendo os seus clientes como você sempre fez: com muito amor. Beijos, Cláudia e Ricardo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 A Cerimonialista

Os bastidores

dos sonhos

Conheça a importância do profissional que trabalha para tornar cada evento único e perfeito

Crédito: Inova Photo e Vídeo | Jean Guilherme - Glenda cuida de todos os detalhes dos eventos do início ao fim

A cerimonialista é a profissional responsável por organizar o casamento ou a festa de 15 anos e deixar tudo pronto para que os protagonistas possam curtir cada momento do grande dia sem preocupações nem estresse.

Esta foi a profissão escolhida pela Glenda Soliman e para a qual se dedica com responsabilidade e carinho há oito anos. É ela quem conduz os fornecedores no evento para que o casal ou a aniversariante tenham um dia inesquecível do início ao fim. A cerimonialista trabalha nos bastidores para a realização de sonhos dos protagonistas.

O trabalho exige competência, sabedoria e tranquilidade. Competência para minimizar erros, resolver problemas e, à medida do possível, satisfazer o desejo dos clientes. Sabedoria para lidar com o jeito dos noivos ou da debutante e para tratar bem os prestadores de serviços. Tranquilidade para solucionar os imprevistos da melhor forma. “Neste trabalho, não podemos agir por impulso”, afirma. “É preciso pensar em cada ação porque as atitudes refletirão de diferentes maneiras no evento. Queremos que tudo seja o mais perfeito para os clientes”, completa.

A rotina da profissional com os noivos ou a aniversariante costuma ser bastante próxima. Glenda explica que, mesmo que seja contratada com um ano e meio de antecedência, está presente todo o tempo para o casal ou a debutante.

A cerimonialista preocupa-se com todos os detalhes para a realização do evento, desde a logística necessária para o grande dia até dicas, tendências e indicações de fornecedores. “Gosto de enviar sugestões de vestidos, bolos, decoração para que eles pensem e imaginem o que desejam para o grande dia”, explica.

Ela sugere alguns prestadores de serviço de confiança, mas deixa os clientes bem à vontade para conversar com qualquer profissional que considerarem conveniente. “Meu trabalho é orientar e não posso passar por cima do que cada um deseja para si”, justifica.

Na opinião de Glenda, o papel do cerimonialista é entender o que o cliente busca para tornar o sonho dele real.

Algumas atividades da Glenda:

  • Organiza a lista de convidados junto com os noivos para, a partir daí, determinar o orçamento para a festa e para a contratação de serviços como local, alimentação, decoração, dentre outros itens
  • Sugere e orienta a contratação de fornecedores
  • Promove reuniões periódicas com os noivos ou com a debutante para alinhar o estilo da festa
  • Promove reunião com os principais fornecedores um mês antes para repassar todas as informações sobre procedimentos no dia do evento
  • Planeja o cronograma de tudo o que ocorre no dia do evento para todos os fornecedores ficarem informados sobre os protocolos
  • Ajuda a checar se todos os contratos, no dia do evento, estão de acordo com o que foi prometido
  • Glenda gosta de ter tudo pronto três horas antes do evento para evitar imprevistos
  • É a primeira a chegar ao local do evento e a última a sair

Cuidados com os convidados:

  • Glenda costuma ser bem-humorada e atenciosa com os convidados, principalmente com os padrinhos e madrinhas, que ficam nervosos com os protocolos. Ela costuma passar instruções antes da entrada na cerimônia, de forma descontraída e divertida para deixar todos tranquilos e confiantes.
  • Busca saber com os clientes se há alguém que necessita de atendimento especial na alimentação, como por exemplo, em relação ao glúten, à lactose ou outra limitação, para orientar o buffet a preparar alimento especial para aquele convidado.

No dia seguinte ao evento:

  • Após o encerramento, faz a contagem de bebidas, das sobras de alimentos, quebra de objetos como copos ou decoração e organiza o relatório para os clientes.  

Alguns dias depois do evento:

  • Liga para o cliente para saber se algo combinado não foi executado para que, desta maneira, possa melhorar cada vez mais o trabalho.

2 Comentários

  1. Glenda Soliman

    Cada vez que leio a revista me emociono porque cada passo na minha carreira foi conquistado com muito amor, trabalho e determinação. Muito obrigada Cláudia e Ricardo por me ajudar a contar um pouco da minha trajetória profissional.
    Gratidão

    Responder
    • Cláudia Lima

      Oi, Glenda. Ficamos muito felizes de contribuir para você contar esta linda trajetória profissional. Desejamos ainda mais sucesso para você e que continue atendendo os seus clientes como você sempre fez: com muito amor. Beijos, Cláudia e Ricardo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.